Uma Igreja Viva para o Deus Vivo

Culto do dia

  • Culto de Oração, Quarta às 20:00
16.04.2018

Devocional – Gálatas 5.25

Nós experimentamos o Espírito por meio da fé
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (Gálatas 5.25)

O Espírito veio até você na primeira vez em que creu nas promessas de Deus compradas pelo sangue. E o Espírito continua vindo e operando por este mesmo meio.

Assim, Paulo pergunta de forma retórica: “Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” (Gálatas 3.5). Resposta: “Pela pregação da fé”.

Portanto, o Espírito veio pela primeira vez, e o Espírito continua sendo fornecido, pelo canal da fé. O que ele realiza em nós é por meio da fé.

Se você é como eu, pode ter, de tempos em tempos, fortes desejos pela poderosa operação do Espírito Santo em sua vida. Talvez você clame a Deus pelo derramamento do Espírito em sua vida, família, igreja ou cidade. Esses clamores são corretos e bons. Jesus disse: “Quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lucas 11.13).

Mas o que encontrei na maioria das vezes em minha própria vida foi a incapacidade de me abrir à plena medida da obra do Espírito por meio da fé nas promessas de Deus. Não me refiro apenas à promessa de que o Espírito virá quando pedirmos. Quero dizer todas as outras promessas preciosas que não são diretamente sobre o Espírito, mas, talvez, sobre a provisão de Deus para o meu futuro; por exemplo: “Meu Deus […] há de suprir […] cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4.19).

Isso é o que está faltando na experiência de muitos cristãos que buscam o poder do Espírito em suas vidas. O Espírito nos é fornecido “pela pregação da fé” (Gálatas 3.5); não apenas pela fé em uma ou duas promessas sobre o próprio Espírito, mas sobre toda a presença de Deus, que satisfaz a alma, em nosso futuro.

Fonte: Voltemos ao Evangelho e Ministério Fiel – Devocional Alegria Inabalável – John Piper