Uma Igreja Viva para o Deus Vivo

Culto do dia

  • Celebrando a Recuperação - Pr. Tiago, Segunda às 20:00
10.09.2017

Projarte 10 Anos

O Projarte – Projeto Jesus na Arte – tem como objetivo treinar os jovens artistas da 1ª Igreja Batista da Lapa para transmitir os princípios do evangelho através da arte, sempre com o intuito de alcançar vidas, de forma que sejam tocadas e transformadas.

O grupo foi fundado em 2007 por Soraia Laranjeira, hoje missionária da nossa igreja em Portugal. Desde 2011 o Projarte está sob a liderança de Camila Feldberg e Felipe Carastan, atualmente conta com vinte membros.

Inicialmente nossas atividades consistiam em fazer evangelismo de rua através de pantomima (teatro sem fala) e danças, mas, ao longo dos anos, fomos encarando novos desafios. Atualmente o Projarte é o grupo de teatro da nossa igreja, que coopera com outros ministérios, sendo responsável por encenações de cantatas de Natal e Páscoa, participando da Festa dos Tabernáculos, do Domingo da Igreja Perseguida, dentre outros. Além disso, o Projarte realiza periodicamente suas grandes peças de autoria própria. Até hoje temos quatro: Escolhas, O Livro da Vida, Culpado ou Inocente?, e o musical Serolav. Este último, reapresentado nos dias 29 e 30 de julho, em comemoração aos dez anos do grupo.

Serolav conta a história de Malu, uma jovem cristã exemplar, empenhada em ensinar o evangelho para crianças, mas que passou por uma reviravolta ao enfrentar a maior adversidade da sua vida. Buscando ajuda com as pessoas em quem confiava, Malu se deixou influenciar pelas decepções que encontrava em cada cena, de modo que os seus valores foram sendo invertidos, um a um, o que quase a levou à morte. Após uma grande guerra na mente, pudemos ver, no final, Malu restaurando os valores corretos em sua vida, enquanto se reconciliava com Deus.

Repleto de personagens e músicas memoráveis, o Serolav se tornou um marco, não só para o Projarte, mas também para toda a igreja. Um dos intuitos do musical era juntar o maior número de membros da nossa igreja em um único projeto, de modo que os talentos de todos fossem somados. Desde a escrita do roteiro, das atuações, da composição das músicas, gravação no estúdio, criação de coreografias, montagem de cenário, figurinos, bastidores etc, foram mais de sessenta pessoas empenhadas, para honra e glória do nosso Deus! Por isso estamos todos extremamente agradecidos a Ele pelas vidas alcançadas e pela enorme repercussão do nosso trabalho.

Agradecemos a todos os irmãos que sempre nos apoiaram durante esta jornada. Cada pessoa que já passou pelo Projarte deixou sua marca, cada lugar que visitamos, cada oração que recebemos certamente nos abençoaram e contribuíram para permanecermos até hoje. Foram dez anos repletos de bênçãos, histórias e memórias, sempre buscando propagar o Reino.

Felipe Carastan