Uma Igreja Viva para o Deus Vivo

Culto do dia

  • Culto de Louvor e Adoração - Pr. João, Sábado às 19:30
19.02.2017

Avanços em Senegal

“Mes pensées ne sont pas vos pensées, et vos voies ne sont pas mes voies, dit l’Eternel. Autant les cieux sont élevés au-dessus de la terre, autant mes voies sont élevées au-dessus de vos voies, et mes pensées au-dessus de vos pensées.”
Esaïe 55.8-9 (Isaías 55.8-9)

Quero começar pedindo perdão pois faz um bom tempo que não lhes escrevo; me sinto em falta, porque assim como eu, vocês também têm atendido ao chamado do nosso Pai para colaborar com Ele no avanço do Seu reino aqui em Senegal; e é minha “obrigação” compartilhar as experiências e bênçãos recebidas para que sejam animados, fortalecidos e edificados. Me perdoem!


Estou muito, muito feliz mesmo com tudo o que tenho vivido aqui. Continuo estudando, estamos no último ano do curso de enfermagem, e me sinto mais “enturmada”, até mesmo porque já consigo me comunicar bem no francês e no wolof. Esses anos que passamos juntos serviram para nos aproximar, percebo que existe mais confiança da parte deles para comigo, alguns tem até me procurado para abrir o coração, para pedir oração, e tenho tido várias oportunidades de falar do amor de Deus, de aconselhar.

Fico impressionada de ver como realmente os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos, pois jamais imaginei quantas coisas Deus tinha preparado através desse curso. Eu pensei que seria uma formação, que futuramente estaria ajudando nessa área, e tem sido muito mais. Deus tem aberto várias portas para a pregação do evangelho, Ele tem colocado diante de mim várias pessoas para cuidar, orar, para ajudar. Tenho visto Deus na frente de tudo, me guiando, me dando sabedoria e inteligência, conduzindo todas as coisas. Até mesmo para chegar até aqui, no terceiro ano, tem sido um milagre, pois falar e escrever em outro idioma, passar de ano, só mesmo com ajuda Dele! O Senhor tem feito maravilhas!

Isso tudo pode parecer normal ou até mesmo pequeno para vocês, mas considerando que estamos falando de um país islâmico, com perseguição aos cristãos, onde 99,90% dos alunos são muçulmanos, aí podemos visualizar melhor a grande obra que nosso Pai está fazendo. Segue abaixo algumas outras experiências que consegui registrar em fotos:

Esses dias estávamos estudando junto com outra classe, e o professor entrou no assunto de casamento e começou a falar que ele está se preparando para oficializar com a segunda esposa, e ele ficava me olhando (porque todos sabem do meu posicionamento). Cheio de razão ele disse que foi Deus quem mandou os homens casar com até 4 mulheres. Orei baixinho e depois falei que na verdade não foi Deus e sim um homem, o profeta deles. Ele então me interpelou dizendo que eu sigo e obedeço Jesus, e que Jesus também foi um homem. Nesse momento, diante de 40 alunos, pude explicar bem claro que existe uma grande diferença, que Jesus é Deus!

Esse curso tem me feito conhecer muito das pessoas, dos seus costumes, das suas dificuldades. A cada fim de módulo teórico, saímos para estágio em hospitais e centro de saúde.  Amo estar com eles! Às vezes é difícil vê-los sofrer, e mais ainda, longe de Deus. Mas logo o Senhor me faz lembrar das suas promessas, e que para isso estamos lá, para abençoar e falar da boa notícia de salvação!

Nesse Natal fiquei pensando “Como fazer uma festa de aniversário se os convidados não querem participar? Muitos nem sequer conhecem o aniversariante…” Foi assim que surgiu a ideia de convidar alguns alunos para um almoço especial, e assim apresentar melhor o Aniversariante.

Eles ficaram super felizes de comer em um restaurante, e se emocionaram quando lhes disse do significado e da importância de Jesus para mim, e que os havia escolhido para compartilhar da minha alegria. Assim foi meu Natal!

Termino por aqui, mas vou procurar escrever com mais frequência, para que as bênçãos não se acumulem.

Obrigada! Amo vocês!

Juntos em Cristo.

Eliana S. Arnaldo