Uma Igreja Viva para o Deus Vivo

Culto do dia

  • Culto de Louvor e Adoração - Pr. João, Sábado às 19:30
10.07.2017

A Cura de Dez Leprosos

Tema: Os agradecidos são poucos – Lucas 17:11 a 19

De caminho para Jerusalém, Jesus em trânsito, veio para uma missão especial; seu objetivo era buscar e salvar o pecador; incansável, onde passava os prodígios e milagres aconteciam, sua obra era total: pregava, ensinava e curava. Onde passava havendo fé, realizava milagres. Ao entrar numa aldeia saíram-lhe ao encontro dez leprosos. A lepra simboliza o pecado; algo horrível para quem vive na prática do pecado. O pecado faz separação entre o homem e Deus. O pecado é tão trágico; que o único remédio para arrancá-lo é Jesus, que foi levantado naquele madeiro vertendo seu sangue puro para tirar o pecado do homem. Aquele que crê, se arrepende, confessa seus pecados, é limpo, purificado de todo mal.

O número dez na bíblia é significativo: dez mandamentos, dez pragas, dez virgens, dez leprosos. Infelizmente, minha avó materna e tia tiveram essa doença; ainda criança eu frequentei asilos, é algo horrível, deforma totalmente o ser humano. Eram dez homens feios; não podiam trabalhar, viver em família, na sociedade, enfim aos olhos de muitos, inúteis.

Eles que ficavam de longe; separação, isolamento, sem conviver com as demais pessoas e lhe gritaram; dez homens com o mesmo mal, unidos numa enfermidade, apelando por alguém que podia e pode curar qualquer enfermidade do físico e da alma, Ele é completo. Não rogaram para Pedro, João nem Maria, mas a Jesus. Mestre, compadece-te de nós. Mestre, autoridade; vós me chamais de mestre e Senhor; Eu o Sou. Compadece-te de nós. As suas compaixões são as causas de não sermos consumidos. A compaixão faz parte do caráter do nosso Deus. Jesus ordena que fossem mostrar-se ao sumo sacerdote. Levítico 13:2.

Jesus é soberano, Ele age da maneira como quer, por exemplo, no caso do leproso de Mateus 8:1-4. Ele o adora, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus estendendo a mão, tocou-o dizendo: – Quer, sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Ao irem mostrar-se ao sumo sacerdote, os dez leprosos segundo a ordem de Jesus foram curados; obediência é melhor que o sacrificar. Um dos dez que gritou por socorro, voltou gritando, dando glória a Deus por sua cura; prostrando-se com o rosto em terra; agradecido e era Samaritano. Jesus pergunta ao que voltou agradecido, não eram dez os que foram curados; onde estão os nove? Não voltaram para agradecer como este estrangeiro. Disse ao que voltou: levanta-te e vai, a tua fé te salvou. A cura foi completa: do corpo e da alma. Muitos querem a cura física e não ao Senhor da cura; Jesus. Sejamos agradecidos por tudo. Amém.

Pr. Valquirio Amorim